Consórcio, você conhece os seus benefícios?

26 de janeiro de 2021 0 Por dokar

Quem quer comprar um veículo e não tem a intenção de pagar a vista já deve ter visto o termo consórcio. Essa é uma modalidade de compra bastante popular para as pessoas que não vão precisar imediatamente do bem, oferecendo melhores condições que as do financiamento.  

O consórcio é um grupo de pessoas que se une para a formação de um fundo de compra, com a intenção de adquirir um bem. Esses grupos são criados por uma administradora de consórcios, que também vai gerenciar esse fundo.

Assim que o fundo possuir o valor necessário para a compra do bem, começam os sorteios para a contemplação do consorciado. Isso significa que, antes do fim do pagamento das parcelas, o investidor poderá receber o veículo. Mas atenção: isso não o libera da responsabilidade de quitar as demais parcelas.

Essa modalidade possui diversos benefícios e os listamos abaixo, confira!

Menos burocracia

Se para você é difícil para comprovar renda e ser aceito nos financiamentos, saiba que nos consórcios é mais fácil conseguir a aprovação. Com um modelo de pagamento mais confortável e uma análise mais flexível, ele apresenta agilidade e muito menos burocracia, o que facilita em muito o processo para a aquisição do seu veículo.

Mas isso não significa que não existam regras: elas oferecem segurança a todos os participantes, dando a certeza da capacidade de cumprir as obrigações e responsabilidades de cada um.

Custos menores

Outra vantagem é que não há necessidade de valores de entrada. Isso ajuda as pessoas que tem dificuldades de poupar, pois não requer um grande acúmulo de capital para se começar.

Além disso, não existe a cobrança de juros, os grandes vilões do financiamento, apenas a taxa de administração. Ela que serve como remuneração da administradora pelos serviços prestados aos consorciados.

No consórcio, as Parcelas são fixas

Graças ao parcelamento integral, o valor do bem ou serviço é dividido inteiramente na quantidade de mensalidades pré-estabelecidas em contrato entre o consorciado e a administradora. Assim, as parcelas vão ter o mesmo valor até o fim.

Consumo responsável

Em um consórcio, as parcelas mensais são pagas durante um período estipulado. Isso permite que o comprador se planeje melhor e opte por parcelas que cabem no seu bolso. Dessa forma, a modalidade incentiva o consorciado a traçar seu orçamento mensal e a programar o uso dos recursos para a aquisição de bens e serviços.

Mais flexibilidade de escolha com o consórcio

O grande diferencial dessa modalidade é que os recursos não têm um destino obrigatório. Isso significa que, apesar de você ter iniciado o consórcio para adquirir o carro A, nada te impede de utilizar o valor da contemplação para comprar o carro B.

Isso se dá, pois essa modalidade não está atrelada ao bem em si, mas ao valor dele. Dessa forma, quando você for contemplado, receberá uma carta de crédito com o valor poupado durante o período.

Confira esse post sobre Como escolher o seu 0km

Não perde o poder de compra

Como essa modalidade costuma durar um bom tempo, a quantia combinada no início do contrato pode perder valor.

Logo, para evitar a perda do poder de compra, a administradora pode atualizar o valor da carta de acordo com a inflação e aumentar de forma proporcional às parcelas.

Esse reajuste é feito todo ano e utiliza como base, para carros, o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) ou na atualização de preços sugeridos pela montadora.

Enfim, espero que tenhamos lhe ajudado a entender um pouco mais sobre consórcios e seus benefícios. E, se você estiver a procura de um que ofereça confiança e segurança para realizar o seu sonho, confira as condições do consórcio Dokar/Disal clicando AQUI!