5 dicas para que os pneus do seu carro durem mais

5 dicas para que os pneus do seu carro durem mais

10 de março de 2021 0 Por dokar

Tão essenciais quanto o motor do carro, os pneus têm um impacto direto em todo o seu funcionamento do carro. Além de garantir a segurança do veículo, manter os pneus bem conservados influencia na economia de combustível e na vida útil de outras peças.

Pensando nisso, nós listamos algumas dicas que farão os seus pneus durarem mais e com maior economia. Confira abaixo!

Mantenha os pneus calibrados

Em primeiro lugar, temos um dos principais fatores responsáveis em garantir uma maior durabilidade do pneu e a economia de combustível. O hábito de verificar a pressão dos pneus é importante, pois certifica que eles estão rodando dentro dos valores ideais de aderência.

Um pneu que está apenas 10% abaixo da calibragem indicada tem uma vida útil 5% menor. E esse valor aumenta para 16% caso o pneu rode 20% abaixo de sua pressão ideal. É importante que se faça essa checagem com os pneus frios, pois o movimento aquece os pneus e aumenta a pressão interna, alterando a medição.

Mas o excesso também é prejudicial. Muita pressão fará com que a parte central da banda de rodagem se desgaste mais, podendo surgir rachaduras na base dos sulcos.

Por isso, a calibragem deve sempre seguir os valores indicados no manual do carro e ser feita semanalmente.

Faça o rodízio de pneus

Devido a diversos fatores, cada pneu sofre desgastes diferentes de acordo com a sua posição no carro. Assim, o rodízio serve para igualar o desgaste entre os dianteiros e os traseiros. Por causa do peso e da tração do veículo, os pneus frontais ficam mais gastos do que o par traseiro.

Por isso, a cada 10.000 Km, em média, se recomenda a troca do posicionamento. Mas é sempre bom seguir as indicações do fabricante ou do manual por possuírem valores mais acurados.

Alinhamento

Já sentiu o seu carro “puxando” para um lado quando solta o volante? Esse é o sinal mais clássico de que o seu carro está desalinhado. Outro sintoma é o desgaste mais rápido do que o normal e desigual.

O ideal é que as rodas estejam paralelas, sem desviar para dentro ou para fora. Essa é a finalidade do alinhamento, deixar os pneus e o volante com uma relação precisa e sem desvios.

Balanceamento

Já o balanceamento é recomendado caso haja muita trepidação no volante ou toda vez que for realizada alguma operação que envolva as rodas, como o rodízio ou a troca de um dos pneus. Normalmente, o alinhamento e o balanceamento são feitos juntos, mas não é uma regra. O importante é checar o outro quando realizar um dos dois.

Cambagem

Por fim, a cambagem. Numa explicação simples, ela corrige o ângulo de inclinação das rodas, garantindo a estabilidade, principalmente nas curvas. Para saber a hora de realizar a cambagem, é preciso levar o carro em uma assistência técnica. Lá, eles medirão o ângulo do câmber e avaliarão a necessidade do procedimento.

Dica bônus: escolha os pneus certos para o seu carro

Nunca utilize pneus remold ou riscados. Eles são opções baratas, mas que pecam em segurança e podem causar acidentes. Busque sempre pneus certificados pelo Inmetro, com marca e vendidos por lojas confiáveis.

Na hora de escolher os pneus para o seu carro, sempre siga as recomendações do manual. Pneus fora dessas especificações podem danificar outras peças e prejudicar o desempenho do seu veículo.

Procure uma mecânica confiável

Toda a revisão ou manutenção deve ser feita em um local com técnicos capacitados e com equipamento adequado. Se você não conhece nenhuma oficina que se encaixe nesses requisitos, procure uma autorizada. Os serviços delas possuem garantia e os mecânicos possuem treinamento certificado pela fábrica.

A Dokar possuí uma oficina autorizada VW em sua concessionária, com mecânicos aptos e equipamento adequado para atender o seu carro. Agende revisões e manutenção conosco e tenha toda a tranquilidade e confiança com o padrão Volkswagen.