5 dicas para que a pintura do seu carro esteja sempre com cara de nova

5 dicas para que a pintura do seu carro esteja sempre com cara de nova

7 de abril de 2021 0 Por dokar

Cuidar da pintura do carro é mais do que uma questão estética. Isso protege a lataria e carroceria da ferrugem e tem um grande impacto no valor de mercado do veículo. A depreciação é algo contínuo, mas a falta de cuidados básicos atrapalha em muito na hora de se trocar de automóvel.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão deixar a pintura do seu carro sempre de cara nova e mais valorizado, confira!

Nunca deixe o seu carro sujeito a intemperes

Muito sol, chuva e as variações de temperatura são grandes inimigos da pintura. Com o passar do tempo, essas condições causam rachaduras e manchas. A chuva ainda traz o agravante de conter elementos ácidos, o que pode danificar até os vidros do para-brisas e da janelas.

Dessa forma, o ideal é que você sempre guarde o seu carro em uma área coberta ou utilize uma capa de proteção quando ficar estacionado por muito tempo em um local aberto.

Manter o carro limpo ajuda na conservação da pintura

Lavar o carro com frequência e bastante cuidado é uma das dicas mais importantes. Além de dar uma aparência mais bonita, evita acúmulo de substâncias danosas que podem estar presentes na sujeira. No entanto, vale ressaltar que cuidados com materiais e produtos para limpeza também são imprescindíveis para evitar o estrago da pintura.

Para poeiras e sujeiras mais “leves” e fáceis de limpar, use somente água morna e uma flanela limpa. Já no caso de sujeiras mais grossas ou que “grudam” mais, produtos específicos para carros são os mais indicados.

Vale a pena lavar o carro, pelo menos, a cada quinze dias. Ou, se ele tiver muito exposto a contaminantes, uma vez por semana. Caso ele tenha sido exposto a areia, maresia ou terra, lave-o assim que possível, mesmo que ainda não tenha dado o tempo da próxima lavagem. Esses elementos são os que mais prejudicam a pintura, por isso é sempre importante ficar atento a eles.

Polimento sem exagero

O polimento é um bom diferencial no cuidado com a lataria e a pintura do veículo. Ele se dá através da aplicação de uma cera no veículo, seguido pelo polimento. Ambas as atividades necessitam de equipamento específico e devem ser feitas por profissional qualificado.

Mas não se pode exagerar! Ainda mais porque a cada polimento, uma parte da camada de verniz é removida através da utilização de politrizes de alta rotação associadas a massas abrasivas. Geralmente esse serviço é indicado para pinturas manchadas, queimadas de sol. No entanto, para veículos novos e seminovos, sem manchas, a melhor opção é o enceramento, que deve ser feito a cada 30 dias.

Querosene estraga a pintura do seu carro!

Muita gente acha que o querosene ajuda a lavar o carro, mas é o contrário. O produto, se aplicado no carro, pode danificar a pintura e as borrachas do veículo.

Então, como explicado antes, utilize apenas produtos especialmente indicados para a limpeza do veículo. Os demais podem provocar mais danos do que benefícios.

Cristalização da pintura

Após um ano, é recomendável fazer a cristalização da pintura, também conhecida como espelhamento, que utiliza uma cera especial. Ela garante uma película extra de proteção ao verniz e corrige eventuais imperfeições. Sem contar que o visual do carro se torna mais brilhante.

A durabilidade desse serviço varia de acordo com o seu uso do carro. Se você roda mais em áreas urbanas, o serviço pode ser feito 1 vez por ano. Mas caso pegue muita estrada de terra ou com muita poeira, é interessante renovar a cristalização a cada 6 meses.

Por fim, Se mesmo depois dessas dicas e cuidados ainda aparecerem riscos ou imperfeições no veículo, leve-o a uma oficina especializada para fazer um pequeno reparo. Antes de mais nada, é importante que você faça esse serviço em um local bem estruturado, com recursos técnicos e pessoal capacitado. Isso garante que a pintura terá o tom exato do resto do carro, seguindo o código da cor indicado no manual do proprietário ou na carroceria.

A Concessionária Dokar oferece serviços de pintura e funilaria para todos os modelos e marcas. Contamos com procedimentos atualizados e técnicos treinados para deixar o seu carro com cara de 0km. Entre em contato conosco e agende o seu serviço!